O ingresso aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Catarinense (IFC) é realizado por meio do Exame de Classificação, que ocorre apenas uma vez ao ano. O Exame de Classificação consiste em uma prova (que ocorre em novembro), com base no conteúdo programático do Ensino Fundamental. O edital que orienta sobre esta prova é lançado no segundo semestre do ano (geralmente entre agosto e setembro). Acompanhe a divulgação de edital no Portal do Ingresso.
Outra forma de ingresso ao médio integrado é por meio de transferência. Para a transferência interna, poderão se inscrever alunos regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFC, independentemente do campi. Para a transferência externa, poderão se inscrever alunos regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio de outras instituições de ensino públicas ou particulares. Acompanhe aqui as publicações de editais de transferência.
Sobre o técnico integrado:
O curso técnico integrado permite ao aluno estudar disciplinas inerentes ao ensino médio, como biologia, geografia, história e português, ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, por exemplo, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, pneumática, metrologia mecânica, entre outras.
Nossos cursos são gratuitos!
Como o IFC é uma instituição de ensino pública, os cursos são totalmente gratuitos, e o estudante não paga matrícula ou mensalidade.
Ainda tem dúvidas? Confira no Portal do Ingresso, em Perguntas Frequentes.